13 de maio de 2011

- OPINIÕES

Sexos, futebol e eu te amo

     Pois é, pois é. Amor é uma coisa complicada, engraçada e retórica. Um verbo intransitivo, como diria Mário de Andrade. E o pior de tudo: tem uma queda generalizada pelas mulheres. Não que os homens não amem, coisa e tal, mas conosco acontece muito mais. Parei para refletir sobre isso hoje. As mulheres têm memória fraca, por isso se apaixonam mais. Como eu poderia dizer, nós nos iludimos, quebramos a cara, sofremos, prometemos nunca mais acreditarmos num babaca na vida e lá estamos nós: caidinhas por eles. (Ah, mas ele (Vamos frisar o ele.) é diferente. Bom, o último também era.) Enfim, nós nos encantamos diversas vezes, mesmo depois de nos decepcionarmos. Os homens não. Aproveitam tudo o que podem e não devem, nos iludem e no fim se interessam por aquelas que os amigos do bar nunca imaginariam. Amam perdidamente uma vez na vida, se transformam de vilões para mocinhos e juram tudo o que você possa imaginar. Seguem, para toda essa fofura inesperada, os possíveis finais infelizes: são traídos, trocados, abandonados, esquecidos, que seja. Qualquer uma dessas opções para o clímax desse grande amor que não provenha da parte deles, o mundo acaba. Todas as mulheres tornam-se megeras e desmerecidas de seu precioso amor. Tudo isso por conta de um orgulho ferido. Fala sério.
     Bom, já apresentei meu ponto de vista do porquê nós garotas somos as tontas sempre da história. Agora vamos às diferenças gritantes entre os dois sexos.. Essa é a parte divertida. É clichê dizer que Homens fazem sexo e Mulheres fazem amor, que ela prefere o shopping e ele o bar, ou que entre uma noite romântica, um spa e uma cerveja bem gelada, ela escolhe a segunda e ele a terceira. Romantismo pra quê? Coisa do passado. Espere, eles concordam em algo. Mas isso é um tópico a ser abordado mais para frente. Diferenças sutis são aquelas como depois de um momento de amor, o silêncio paira, ambos estão em silêncio e olham-se nos olhos. Ela confessa: Tenho algo para te contar. Ele sussurra: Eu também. Ela exige: Diga primeiro. Ele hesita, mas cede: Tudo bem... Eu estou com vontade de novo. Ela ri (para não chorar) e diz pelos lábios entreabertos: Eu ia dizer que me apaixonei por você. Ele envergonhado confessa: Bola fora do dia. Ela sorri. Quase parece ser uma paródia, ou uma versão de Todo Mundo em Pânico X da Saga Crepúsculo. Quem negar que essa situação nunca aconteceu com pelo menos dos 90% dos casais, por favor, conte-me em qual lugar do mundo ocidental se baseou para contrapor essa estatística. Acredite, eu quero ir pra lá. Viu a diferença? Não é preciso ler um livro para descobrir, é só prestar a mínima atenção em seu próprio cotidiano. 
     Hora de retomar aquele papo sobre as semelhanças. Não entendo quando dizem coisas do tipo: Tinha que ser homem., ou mesmo: Tinha que ser mulher. (a não ser no trânsito, porque fatos mostram-me como certas  loucas simplesmente tiraram a carteira de motorista pela internet.). De qualquer maneira.. Existem homens sonhadores, mulheres desapegadas. As liberais, e os ciumentos. Os dependentes e as campeãs no levantamento de chop. Generalizar não faz o meu tipo. Afinal, como uma amiga certa vez me disse: Os homens são todos iguais, mas eles mudam. Depois desse dia, praticamente contraí, é assim como uma doença, uma nova visão sobre o sexo oposto. Pense nisso. Os pobres coitados depois de serem substituídos já desacreditam de si próprios e isso torna os relacionamentos futuros muito mais complicados. Imagine se nós também deixarmos de crer? CAOS. Exatamente. Curar um coração partido é um ato nobre. E faz bem para o ego também. Não sejamos hipócritas, afinal. E convença-se, no fundo, ele também quer acreditar. Mas vá com calma, os casos em que esse "provérbio" dá certo são as exceções. Pela regra, sempre confie desconfiando. Sempre.
     Ele gosta de futebol e você de amar. Caso todos fossem iguais, não teria graça, certo? Assim como você talvez não entenda tudo sobre vinte e dois homens suados e uma bola e ainda sim goste muito assistir, mas não saiba como se expressar, com ele pode acontecer a mesma coisa. Talvez ele a ame, mas não saiba exatamente como demonstrar isso. E, ao invés de tentar entender o que é impedimento, você vai fazer as unhas. Ao invés de dizer: eu te amo querida, ele abre uma gelada. Conforme-se, relacionamentos são assim mesmo. São desafios. Nada que é conseguido de forma fácil demais vale realmente a pena. Não se importe por saber que vocês são diferentes e ponto. Diferenças são essenciais. Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais. Já dizia Bob Marley..

Giovanna Malavolta

Nenhum comentário:

Postar um comentário